Sabão e Não

A minha mãe e irmã estão a fazer sabão caseiro. Lembrei-me e aprendi que no encontro do azeite com o hidróxido de sódio acontece sabão. Eu sou uma imensidão de infinitos. No encontro dos encontros infinitos acontece eu. Eu e o sabão, este texto, tu que lês, o riso de alguém lá fora, a luz acesa… se for a olhar esmiuçando todo o eu, atravessando as toneladas de encontros, não há fim, se for ampliando, não há fim. O agregado de matéria, temperatura, magnetismo, gravidade, texturas, cores, que sou é uma afinação do infinitamente mais pequeno com infinitamente maior de mim. Não serão os dois opostos o mesmo?
Se afastar infinitamente as grandezas opostas, as partículas, os antónimos, o ser e o não ser, vida e morte, acho que se irão aproximar infinitamente em alguma altura, senão no mesmo momento que as afasto uma da outra… se uma da outra se trata e não da mesma coisa.
Em que lugar estou se em lugar nenhum? O tempo é nenhum? Como posso dizer isso? O que é isso que digo? Vislumbro o atravessamento de todos os encontros, atiro o meu corpo para a desintegração e integração do nada, e vislumbro… já cá estava. Como me é impossível estar numa lugar que já estou? Como me é impossível estar no lugar nenhum, se já estamos nele todos de mãos dadas e mãos afastadas? Considerando-o não admitindo o ver? Vendo sem o dizer? Indizer o que se vê? Todos vemos?
Malha de encontro que sou. Ponto sem lugar que tece-se e destece-se. Malha de encontro que somos. Somos, e quando digo somos, sendo eu também, tu que lês, a luz acesa, o chinelo no pé, a pc aberto, a porta, o casaco, a voz que fala lá fora no skype. Serei tão diferente de uma porta, que semelhantes parecemos?
Não é que o que digo seja claro. Pois o não é. Nem é na clareza que escrevo. Talvez escrevo entre o encontro do azeite com o hidróxido de sódio… respeito… ser-se o que se é, na sua potência de ser, na afinação do encontro que se é… conviver com cada encontro afinando-o à sua potência… sabão…

pedro

Sobre pedras2012

O Pedras d'Água é uma iniciativa do c-e-m centro em movimento (Lisboa -Portugal). Esta plataforma on line é um espaço para compartilhar a trajetória de todo o Programa Pedras d'Água '12, transitando entre documentações, imagens, escritos e outras formas que contemplamos para irmos levantando voo até planar sobre as criações e comunicações artísticas e outros acontecimentos que tomam corpo no Festival Pedras d'Água. em Julho próximo.