Estar juntos acreditar, inventar e criar…

Viver junto com outras pessoas, ser mais que um é realmente muito complexo. E é incrível como pode ser rápido o movimento de olhar para essa complexidade deixando-se levar por uma conclusão de que esta complexidade é algo imóvel, que não há nada a fazer, já está tudo dado.

Quando caminho pelas ruas da cidade posso acompanhar o grande fluxo da massa de gente e seguir por distâncias fixadas antes de eu estar lá, é muito facilitada a abertura a estar na rua desidratando toda a experiência de estar na rua, percorrendo as ruas, avenidas, largos, passeios desconsiderando o estar ali e fazer o trânsito pelas ruas entupir-se de cumprimentos de distâncias para se chegar a algum lado, limitando uma possibilidade de estar junto num lugar e partilhar, inventar e criar este estar junto.

Posso passar uma vida dividindo o corpo entre aquele que está em casa, aquele que está no trabalho e aquele que está na rua, criando separações e fragmentos que impedem que a diferenciação se dê pelo trânsito entre os diferentes lugares, e não por caminhos que me dizem antes de eu percorrê-los como devo percorrê-los.

Não há que se desconstruir nem construir nada, as questões coexistem, o caminho que me diz como o corpo deve estar e como devo me relacionar é o mesmo caminho por onde posso transitar inventando e criando aberturas para estar com, assim eu possa acreditar e confiar no que acredito e fazer brotar de dentro do trânsito que faço uma outra relação com aquilo que vou encontrando.

Como é que digo bom dia? Como é que olho para alguém que não conheço? Como fico ao lado de quem eu nunca vi antes? Como toco em alguém? Como seguro um bebê? Como faço um filme?

Lyncoln

Sobre pedras2012

O Pedras d'Água é uma iniciativa do c-e-m centro em movimento (Lisboa -Portugal). Esta plataforma on line é um espaço para compartilhar a trajetória de todo o Programa Pedras d'Água '12, transitando entre documentações, imagens, escritos e outras formas que contemplamos para irmos levantando voo até planar sobre as criações e comunicações artísticas e outros acontecimentos que tomam corpo no Festival Pedras d'Água. em Julho próximo.