Com facas desafinadas também se cortam batatas

Senão traz-se facas de casa, para facilitar o trabalho, não é D. Antónia?  Uma faca perra, não corta a casca, esculpa a batata, não se consegue, ou com muita dificuldade, fazer o teste de cortar uma casca do princípio ao fim, provando que se pode governar uma casa, como diz o Sr. Alvino.

Para a D. Ilda as facas são é boas para cortar manteiga no verão, cortar os dedos… mas as cascas são todas tiradas às batatas, que aparecem segunda-feira no Coro da Rosa. Todas as batatas, ultimamente até ceboilas e ailhos vão à festa do despir batatas com várias músicas, danças, histórias, dores, contos do Senhor Doutor, ligar e desligar a televisão… fados, leituras, … D. Auriza que tricota grão de arroz, se faz dois pontos a mais fica grão de feijão, D. Antónia põe juncada de rosmaninho na Rua do CapelãaaaaaAaaaaaaaaaAaaaaaaao, o Sr. Alexandre que ilumina o canto da sala com o seu olhar, as Donas Lurdes, a Milu… “não tenhas medo… não tenhas não”… D. Rosinha do meio vem malhar o ceiteio…

Dança da batata, que vem à mão pequena, fechada da D. Aurora, que já nasceu há muitas horas… descasca com toda a virtude de anos, da arte de descascar.

Muitas ideias ficam ali descascadas, são levadas como as cascas para o lixo, ficando um coração quentinho, depois de tanto se empurrar alguidar, cadeiras, palavras, vontades.

Brinda-se a chamada do almoço e saímos todos daquela congregação, deixando a sala com beijinhos e promessa de regresso para quinta, feirar canções que nascerão da disposição das cadeiras e de quem nelas se senta e levanta.

pedro e sofia

Sobre pedras2012

O Pedras d'Água é uma iniciativa do c-e-m centro em movimento (Lisboa -Portugal). Esta plataforma on line é um espaço para compartilhar a trajetória de todo o Programa Pedras d'Água '12, transitando entre documentações, imagens, escritos e outras formas que contemplamos para irmos levantando voo até planar sobre as criações e comunicações artísticas e outros acontecimentos que tomam corpo no Festival Pedras d'Água. em Julho próximo.