há só uma história?

uma coisa que sempre me fascinou são as mentiras da história.às vezes vejo-me cansada de conviver com ideias fixas que se querem únicas. é que ainda por cima nem consigo ver o movimento que as faz matéria, parecem-me réplicas de réplicas. é uma compulsação para justificar e prever, os tais porques e paras que impossibilitam a escuta do enquanto. parece-me redutor se documentar for “provar que aconteceu”. o pensamento construído pela justaposição de “factos” só pode cair em derrocada. a meu ver não há pensamento que se aconteça sózinho, o fluxo das evidências move-se com uma infinitude de outros movimentos que dançam diversas direções, diversas consistências e dinâmicas.até há tão pouco tempo ainda se falava que as células da glia(cola) só serviam exatamente para preencher espaços entre neurónios…felizmente já se vai reconhecendo que esse “preenchimento de espaços” tem uma trepidação própria que não se reduz a colar!
interessa-me a documentação em si própria, no próprio gesto de documentar, parece-me ser uma prática de comum que assume tanto o brilho do “com” como o brilho do “um”.
sofia(a imagem é de ?lex)

Sobre pedras2012

O Pedras d'Água é uma iniciativa do c-e-m centro em movimento (Lisboa -Portugal). Esta plataforma on line é um espaço para compartilhar a trajetória de todo o Programa Pedras d'Água '12, transitando entre documentações, imagens, escritos e outras formas que contemplamos para irmos levantando voo até planar sobre as criações e comunicações artísticas e outros acontecimentos que tomam corpo no Festival Pedras d'Água. em Julho próximo.

Deixe uma resposta

