reescrevendo sexta-feira

sento-me perto da lu, que já escrevia antes de eu chegar.

esta praça tem uma quietude sonora que é relativamente constante. ouço os barulhos ao longe das obras  autocarros  sirenes – a cidade

mas aqui onde estou o ruído é muito mais murmurante, algumas vozes e os passos na pedra

aqui neste centro os carros quase que não se ouvem, a amplitude descentraliza o som

como que o descondensa

ilha

e nesta praça tão ampla não há bancos e as pessoas turistas sobretudo vão captando memórias dos lugares por onde passam passeando

sorrisos com o rio ou com a estátua por detrás

esta figura de pedra, da qual a luz no outro dia contava a estória da sua chegada a esta praça há alguns séculos atrás, pesada, trazida por dezenas de homens que não a conseguiam fixar neste lugar. na minha memória ficou a figura de um marinheiro que observava e ria, e uma ideia de cordas molhadas

e ela aqui está desde então, uma figura imponente sentada num cavalo e olhando de cima

acima de

eu ela eles muitos nós

junto com os turistas os vendedores de haxixe que habitam a praça, e aparece-me um pensamento difuso sobre as tantas possibilidades e sobre afunilamentos que vão acontecendo

movo-me para a periferia, onde a atmosfera é outra – música, carros e os seus motores metálicos

há algum tempo atrás andei de olhos fechados por aqui e surpreendi-me ao ouvi-los, cada um com a sua sonoridade própria

hoje à luz do dia vejo azáfama, do outro lado da estrada algumas caras que vou conhecendo

…e continuamos o caminho.

mariana, 17.02

Sobre pedras2012

O Pedras d'Água é uma iniciativa do c-e-m centro em movimento (Lisboa -Portugal). Esta plataforma on line é um espaço para compartilhar a trajetória de todo o Programa Pedras d'Água '12, transitando entre documentações, imagens, escritos e outras formas que contemplamos para irmos levantando voo até planar sobre as criações e comunicações artísticas e outros acontecimentos que tomam corpo no Festival Pedras d'Água. em Julho próximo.

Deixe uma resposta

